Conheça Camanducaia

Brasão de Camanducaia
Brasão de Camanducaia

Origem do nome “Camanducaia”

Segundo Daniel de Carvalho, o vocábulo significa FEIJÃO CRU; Martins traduz como FEIJÃO SADIO; Silva Pontes quer que seja FAVA PICANTE AO PALADAR; e Francisco Freire Alemão acha que o sentido seja, QUEIMADA PARA CAÇAR. Como se vê há divergências, mas oficialmente ficou o parecer de Freire, QUEIMADA PARA CAÇAR – QUEIMADA PARA LAVOURA.

Antes de ter o nome definitivo de Camanducaia, nossa terra recebeu outros nomes, tais como Camandocaia, Vila Carolina, Jaguary, somente com a Lei 1.160 de 19 de setembro de 1.930 recebeu a denominação de CAMANDUCAIA que conserva até hoje.

Na opinião de muitos, o nome Camanducaia não trouxe bons fluidos para a nossa terra, acredita-se que com a denominação de Jaguary nossa cidade tinha um melhor desenvolvimento cultural e social para o contexto da época.

Bandeira de Camanducaia.
Bandeira de Camanducaia.

Um Resumo da História de Camanducaia

Em 1833, tinha o arraial um grupo de líderes, à frente dos quais se colocava o vigário, como das principais figuras. Era subordinada à vila de Pouso Alegre, mas o povo estava mal satisfeito com o procedimento das autoridades da vila. E resolveram reagir, criando a própria vila. Eis os fatos: No dia 7 de setembro de 1833, reunidos os moradores na Praça da Matriz, a fim de festejarem a data magna da independência nacional, resolveram por unanimidade – povo, autoridades e guardas nacionais (entre as autoridades, o vigário Pe. Francisco de Paula Toledo) – fazer sua própria independência, elevando a freguesia a Vila. Logo que foi proclamada Vila, foi levantado o pelourinho na antiga praça do Rosário, hoje Praça Cel. Orestes Nóbrega, como marca definitiva desta conquista. Não houve perturbação da ordem. No mesmo dia, foi redigida e assinada uma representação, na qual os moradores se queixavam amargamente das arbitrariedades das autoridades judiciais da vila de Pouso Alegre e queixavam – também da Câmara daquela vila, pela demora em prestar informações solicitadas a propósito do pedido dos mesmos habitantes. E, por isso, resolveram proclamar a independência do arraial, até decisão da Regência do Império. Foram processados os juízes de paz do distrito, Pedro de Alcântara e Silva, da freguesia; Félix José de Noronha Negreiros, de Santa Rita, Antonio da Silva, de Capivari. Foram condenados, houve recurso e, com o tempo, veio a anistia para os sediciosos de Ouro Preto, de 1.833, da qual os juízes de paz se valeram (Amadeu de Queirós, o Senador José Bento).

Finalmente os camanducaienses conquistaram sua autonomia municipal pela Lei n.º 171 de 23 de março de 1.840 e recebeu a denominação de Vila de Jaguary.

Aos 3 de maio de 1842, deu-se a instalação solene da Vila, tomando posse a sua primeira Câmara que ficou assim constituída: Antonio Felisberto Nogueira, Presidente e Agente Executivo Municipal, e os vereadores, Manoel Gomes Guimarães, Antonio Marques de Oliveira, Joaquim de Araújo Ramos, Francisco Ribeiro de Sá, José Ferreira Góis e Melo e Ladislau Goulart Pereira de Miranda e Aragão.

Foi Jaguary elevada à categoria de cidade com a lei providencial n.º 1.527, de 20 de julho de 1868, efeméride que será comemorada com festividades excepcionais.

Um fato inédito coloca Camanducaia como município pioneiro, no Brasil, na campanha abolicionista. Fundado pelo Sr. Francisco Escobar, então jovem republicano e abolicionista, 27 de outubro de 1887, o Clube dos Abolicionistas empolgou por tal forma aquela boa gente que, no dia 31 de março de 1.888, não havia ali nem um escravo.

 

Hino de Camanducaia
Música e letra de Benedito Silva Santos

Minha terra tem pinhais
Tem florestas, tem cerrados
Tem cascatas, tem rosais
Tem também enamorados!
Camanducaia encantada,
Que vive além, muito além…
Daquela serra azulada
Até parece Belém!
Terra de paz e poesia,
Por sobre as verdes montanhas
Aos pés da Virgem Maria
Esquece as duras campanhas
Minha terra…
De lutas, dores e glórias.
De um distante passado,
Que se retrata na história
Num capítulo dourado!…
As tuas lindas crianças,
Botões de flores se abrindo,
São o futuro sorrindo,
Num presente de esperança.
Minha terra…

Hino em homenagem a Camanducaia
Letra e música de Jaime Pina da Silveira

Se ouço alguém tocando violão,
E a turma animada a cantar,
Me dá um nó na garganta e o coração
Muda o compasso e me desfaço a chorar.
É que lembro dos meus tempos de criança
De minha velha ainda bem moça a balançar
De vime verde uma cadeira de balanço
Cantando triste uma cantiga de ninar.
Oh! Doce Camanducaia
Meu querido rincão
De amor por ti desmaia
Meu pobre coração
Certas vezes me recordo um negro pinho
E suas cordas num velhinho a dedilhar
Cantando lindos versos de Catulo
E eu sentado na calçada a cantar

 

Clima

O clima é Tropical de Altitude tipo Cwb, ou literalmente um Clima Oceânico tipo Cwb, com verões úmidos e com dias mornos e alguns dias quentes e noites frescas. Os invernos são secos e relativamente frios durante às noites e dias ensolarados amenos a frescos com névoa úmida durante as manhãs, e com quase ausência total de precipitações durante este período, somente quando alguma frente fria quebra o bloqueio da grande massa seca que predomina na região sudeste do Brasil neste período, e que impede que as frentes polares, vindas do sul e impregnadas de chuvas, avancem para esta região.

Agricultura

Conta o município com relevante produção de maçãs e batatas e produtos agrícolas de clima temperado, alem de ter grande área de reflorestamento artificial, principalmente o pinheiro silvestre ou pinus, que abastece as diversas serrarias da região com madeira extraídas das reservas artificiais, para uso em construção civil e móveis. Podemos citar a maior reflorestadora da região, a Companhia Melhoramentos de Papel e Celulose. Fonte: Secretaria da Cultura do município de Camanducaia.

Industrialização

Acompanhando o ritmo de cidades vizinhas, Camanducaia iniciou seu processo de industrialização em 1997 com a criação de seu distrito industrial. Algumas empresas de grande porte se instalaram na cidade, desde então.

Esportes

Como o apelido evidencia, é a cidade em que nasceu o jogador de futebol Marcelo Fernando Domingues Rezende, conhecido como Camanducaia. Atacante que ficou nacionalmente conhecido por atuar no Santos em 1995 e 1996. Após sua saída do clube continuou na baixada na Portuguesa Santista-SP (1997), depois foi para o Atlético-GO (1997), Bahia (1997), Guarani (1998) e, em 1999, teve mais uma curta passagem pelo Santos. Camanducaia também jogou nos clubes: Santa Cruz (1999), Figueirense (2000/01), Tigres (2001) e Santos Laguna(MEX) (2002); Paulista (2003); Santo André (2004), Marília (2004), Ban Yas(EUA) (2005), Ceará (2005), 15 de Campo Bom-RS (2005), Ipatinga (2006/07), Uberaba (2008), Grêmio Osasco (2010) e Santo André (2011)

Camanducaia também é a cidade onde o paranadador Daniel Dias passou sua infância e adolescência, antes de se mudar para Bragança Paulista e conseguir seu sucesso na natação.

Camanducaia destaca-se pelo trabalho feito para sediar competições esportivas amadoras do estado de Minas Gerais, como JIMI (Jogos do Interior) e JEMG (Jogos Escolares).

Turismo

O município possui inúmeras atrações turísticas, como as grutas José Pereira, do Pico do Selado, além da bela cachoeira do Quinzinho, onde se pode pescar trutas. Mas são as áreas naturais de Monte Verde – distrito de Camanducaia – as mais belas e atrativas da região.

O distrito de Monte Verde, considerada a “Suíça Mineira” por sua semelhança com os Alpes Suíços, é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza.

Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes e um ar mais puro compõem a sua paisagem.

O Distrito de Monte Verde faz limites com o distrito de São Francisco Xavier (São José dos Campos).

A cidade ainda conta com eventos típicos como Carnaval de Rua, Aniversário da Cidade (20 de julho), Festa da Padroeira (8 de dezembro), Festa do Peão de Boaiadeiro, entre outras festividades.

Vem sediando, aos longo dos últimos anos, competições como os Jogos do Interior de Minas Gerais e os Jogos Escolares de Minas Gerais, competições oficiais promovidas pelo governo do Estado de Minas Gerais. Embora se destaque na organização, as equipes da casa não conseguem resultados expressivos.

Dados da Cidade

População: 21.844
Extensão Territorial: (Km²) 5258,476
Densidade demográfica: (hab/Km²) 39,89
Altitude: 1015m
Clima: Tropical de altitude Cwb
Fuso Horário: UTC -3
IDHM 2010: 0,689
PIB/2010: 254.995.000,00
PIB per capta: 12.099,97
Código do Município: 3110509

plugins premium WordPress